Políticas de TI

Políticas de TI

POLÍTICAS DE USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS

Com o objetivo de prover a segurança, a disponibilidade e a integridade dos dados e das informações institucionais em meios eletrônicos e aprimorar o uso dos recursos de informática no desenvolvimento exclusivo de atividades acadêmicas, além de garantir a continuidade dos serviços de tecnologia da informação, o UniCEUB estabelece as seguintes diretrizes de uso de recursos tecnológicos, acesso interno ou externo aos serviços de infraestrutura de rede de computadores, à Internet e aos sistemas de apoio acadêmico disponíveis aos alunos e aos professores, denominados “usuários”.

  • Credenciais de acesso +

    O acesso à rede de computadores e a qualquer recurso computacional do UniCEUB (computadores, rede, sistemas de informação, e-mail, entre outros) é monitorado por um sistema de gestão e controle com a exigência de identificação do usuário por meio de conta (login) e senha de uso restrito, intransferível e individual.

    As contas de usuários para acesso à rede de computadores são criadas de forma automática pela Instituição, no momento em que o aluno é matriculado e, manualmente, no momento da contratação do professor. A senha é pessoal e intransferível e não pode ser compartilhada com terceiros ou outros usuários da rede.

    Ao criar uma senha o usuário deve priorizar senhas complexas intercalando letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos e não utilizar datas ou dados pessoais nomes, sobrenomes, contas de usuário, números de documentos, placas de carros, números de telefones), sequências de teclado ("123456", "1qaz2wsx" e "QwerTAsdfG") ou palavras conhecidas (nomes de times, musicas, personagens de filmes, entre outras).

    O acesso à rede de computadores do UniCEUB é monitorado, e as ações executadas são auditadas a critério da instituição. É responsabilidade do usuário o cuidado e o sigilo de suas credenciais de acesso, e nenhum colaborador está orientado a solicitar a sua senha. Ao acessar um sistema com suas credenciais, o usuário é responsável por todas as ações executadas e deve finalizar, adequadamente, a sessão aberta, principalmente em máquinas de uso comum, como laboratórios, quiosques ou outros equipamentos utilizados por terceiros.

    O usuário deverá informar à Central de Atendimento do UniCEUB caso perceba que a segurança de sua credencial de acesso tenha sido comprometida.

  • Acesso à Internet +

    A oferta de Internet pela Instituição destina-se ao desenvolvimento de atividades exclusivamente acadêmicas. No entanto, para garantir o desempenho adequado da rede, poderão ser impostas limitações de uso de certos serviços. 

    Por questões de segurança e para evitar a ineficiência ou o esgotamento dos recursos na rede, é expressamente vetado o uso da Internet e dos demais recursos computacionais do UniCEUB para qualquer fim indevido ou em desacordo com os bons costumes, tais como:

    a) acesso a sites com conteúdos impróprios ou ofensivos, abrangendo preconceito, invasão de privacidade, que firam direitos da mulher, da criança ou do adolescente, pornografia, pedofilia, racismo, apologia a drogas e à violência e pirataria de software;

    b) acesso ou transmissão de qualquer material que possa transgredir os direitos do autor ou do provedor de serviço;

    c) uso para fins comerciais, políticos ou religiosos, tais como, acesso a VPN, envio de mala direta ou disparo de e-mails;

    d) acesso a sites de proxy ou outros que tenham o objetivo de burlar os mecanismos de segurança existentes;

    e) prática de atos ilícitos, proibidos pela lei ou pelo presente instrumento, lesivos aos direitos e aos interesses do UniCEUB ou de terceiros.

    É proibido desenvolver, manter, utilizar ou divulgar dispositivos que possam causar danos aos sistemas e às informações armazenadas, tais como, criação e propagação de vírus e worms, criação e utilização de sistemas que causem ou tentem causar a indisponibilidade dos serviços e/ou destruição de dados, além de engajar-se em ações que possam ser caracterizadas como violação da segurança computacional.

    Caso tenha necessidade de acessar alguma página na Internet ou serviço que julgue ter sido bloqueado indevidamente ou que seja necessário para o desenvolvimento da atividade acadêmica prevista no Plano de Ensino da Disciplina, o aluno ou o professor poderá solicitar a liberação daquele recurso ao coordenador de curso, que irá analisar e encaminhar a solicitação à Gerência Executiva de Tecnologia da Informação – GETI, a qual procederá à liberação caso entenda que o recurso não acarrete risco ou desvio desta política.

    Lembramos que o uso da Internet será monitorado, e o usuário, questionado em casos de auditoria.

  • Acesso à wi-fi +

    A rede sem fio disponibilizada pelo UniCEUB aos alunos e aos professores ativos visa oferecer acesso à Internet a um equipamento do usuário que suporte conexão sem fio nos padrões IEEE 802.11 g/n/ac ou superior e WPA2-Enterprise como forma de autenticação. A velocidade de transmissão de dados para todos os usuários é limitada, e as taxas de transferência poderão sofrer alterações ou oscilações de velocidade causadas por picos de tráfego, deslocamento, distância do usuário para o ponto de acesso, etc.

    Por tratar-se de rede com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de atividades acadêmicas durante as aulas, mesmo com acesso amplo mediante o uso de equipamentos pessoais, a rede Wi-Fi prioriza o acesso à Internet para navegação em páginas web (HTTP e HTTPS), com foco no desenvolvimento acadêmico, não garantindo outras formas de acesso. Deve ser evitado o uso desse recurso para transmissão de imagens ou vídeos impróprios, piadas, correntes e outros conteúdos sem finalidade acadêmica. O uso indevido de recursos disponíveis na Internet ou que não tenham conotação acadêmica poderá ser bloqueado ou terá a velocidade de acesso limitada, para garantir o desempenho adequado da rede, entre eles: sites de relacionamento e redes sociais (Facebook, Instagram, Whatsapp), sites de mídia (Youtube, Vimeo), download e streaming de músicas e filmes, e-mail, jogos, atualizações de aplicativos ou qualquer outra forma de acesso que prejudique o desempenho da Internet para uso da comunidade acadêmica.

    A configuração do equipamento utilizado para acessar a rede sem fio disponibilizada pelo UniCEUB é responsabilidade do usuário, que poderá contar com o apoio da equipe técnica da instituição.

    O UniCEUB não se responsabiliza por danos de software ou hardware causados em qualquer equipamento que utiliza o serviço de rede Wi-Fi ou em casos de perda de dados, acesso indevido a informações pessoais, violação de acesso, problemas em software, sistema operacional, queima de dispositivo, entre outros fatores que impossibilitem o uso parcial ou total do equipamento do usuário.

    O UniCEUB reserva o direito de suspender o acesso do usuário que consumir, excessivamente, o link de Internet ou cujo uso esteja em desacordo com as regras estabelecidas nesta política.

    Não é aconselhável o uso da rede sem fio para transmissão de palestras, videoconferências, apresentações de vídeos em formato streaming ou qualquer evento que necessite de acesso estável a Internet. Para esse fim, utilize local onde a rede cabeada esteja disponível.

    As políticas de acesso da rede Wifi aplicam-se a todos os campi da Instituição e não podem ser alteradas por bloco, sala ou turma.

  • Acesso à rede cabeada +

    A rede cabeada do UniCEUB está disponível em todos os laboratórios e parte das salas multimídia da Instituição, visando oferecer acesso à Internet e aos aplicativos de uso exclusivo para o desenvolvimento das atividades acadêmicas. Oferece alta velocidade de transmissão de dados de forma estável e contínua, com redundância de links de Internet e é indicada para transmissão de palestras, videoconferências, apresentações de vídeos em formato streaming ou qualquer evento que necessite de acesso estável a Internet.

    Para garantir a qualidade e a segurança da rede cabeada, é vetado conectar qualquer tipo de equipamento não autorizado, incluindo os pessoais, como notebooks, pontos de acesso Wi-fi (APs), switches, modens, impressoras e outros periféricos ou ferramentas.

    Além das regras gerais quanto ao acesso à Internet oferecida pela Instituição (cf. item 2), nesta rede, é vetado o acesso a:

    a) sites de relacionamento ou redes sociais (Facebook e assemelhados) quando não previamente previstos no contexto acadêmico;

    b) jogos de computador locais ou online quando não previamente previstos no contexto acadêmico;

    c) acesso a conteúdo de mídia quando não relacionado à atividade acadêmica ou às demandas vinculadas ao ensino, à pesquisa ou à extensão.

    d) execução de programas com o propósito de interferir no funcionamento correto da rede cabeada ou de ter acesso a informações de terceiros.

  • Armazenamento +

    O UniCEUB disponibiliza ao aluno e ao professor uma área de armazenamento pessoal de arquivos em rede, que poderá ser utilizada durante o período de vínculo com a Instituição.

    Alunos e professores podem utilizar, temporariamente, o armazenamento local dos computadores para o desenvolvimento de suas atividades desde que os arquivos não infrinjam legislação ou norma vigente.

    Para armazenar arquivos de forma definitiva, o usuário poderá salvar o conteúdo trabalhado na área de armazenamento pessoal disponível em rede, em mídias removíveis ou em outras áreas remotas de armazenamento na Internet.

    O UniCEUB não acessa, não copia ou não se responsabiliza por qualquer arquivo salvo nos computadores da Instituição e são exclusiva responsabilidade dos usuários dados, fotos, imagens e documentos armazenados, relacionados ou não à instituição.

    Periodicamente, todas as informações armazenadas localmente nos computadores de laboratório e nas salas multimídia são apagadas, para garantir a segurança e o desempenho do equipamento.

    Após 1 (um) ano sem vínculo com a instituição, os dados dos usuários armazenados em rede serão removidos e destruídos sem aviso prévio.

    As áreas de armazenamento não possuem backup de dados, e é responsabilidade do usuário manter as cópias de segurança de suas informações.

  • Proibição de acesso, instalação e uso de softwares +

    É vetado o uso dos recursos computacionais da Instituição para obtenção, armazenamento ou uso de softwares e arquivos que infrinjam a legislação sobre direitos autorais ou outra legislação ou norma em vigor.

    É vetado o acesso à execução de arquivos, ou a links, ou a páginas da Internet de origens desconhecidas, como e-mail e mídia de armazenamento. Não é permitida a instalação de qualquer programa de computador, softwares e outros recursos de informática nos equipamentos de laboratórios, salas de aula ou administrativos sem a análise prévia da Gerência Executiva de Tecnologia da Informação - GETI.

    Em caso de dúvida quanto à segurança, ou à origem do arquivo ou do link, ou à existência de vírus ou softwares mal-intencionados, o usuário deve encaminhá-la à GETI para análise.

    Não é permitido o uso de ferramentas ou softwares de controle e acesso remoto do computador (TeamViewer e assemelhados).

  • Vírus, códigos e aplicações maliciosas +

    O antivírus é a ferramenta corporativa com ações automatizadas para proteção dos equipamentos e evita a instalação de vírus ou aplicações maliciosas nos computadores do UniCEUB. A equipe técnica administra a atualização e a ativação do antivírus em todos os computadores da instituição, porém é responsabilidade do usuário o devido cuidado no uso dos aplicativos. Evite o uso de CD ou pendrives desconhecidos ou de terceiros. Não execute aplicativos cujo nome ou origem não sejam reconhecidos e não permita que páginas da Internet alterem configurações do navegador ou no sistema operacional. Quando necessário, faça a verificação de vírus e, se tiver dúvidas, solicite o apoio de um técnico.

    O UniCEUB não se responsabiliza por qualquer contaminação por vírus que ocorra em computadores pessoais conectados à rede sem fio, e é responsabilidade do usuário manter seu antivírus e um firewall pessoal ativos e atualizados, para proteger, adequadamente, seu equipamento.

  • E-mail institucional +

    Todos os professores deverão utilizar apenas o e-mail institucional para o envio e o recebimento de mensagens com conteúdo referente às atividades que exercem na Instituição. É vetado o uso deste e-mail para mensagens de cunho particular, como piadas, correntes, anúncios, conteúdo religioso ou que possam ser considerados ofensivos, ou constrangedores, ou em desacordo com os bons costumes.

    O usuário do e-mail institucional deverá incluir, na assinatura do e-mail, sua identificação com, pelo menos, as seguintes informações: nome do professor, nome do curso, faculdade e nome da mantida à qual está vinculado. Caso tenha dificuldade em acessar o seu e-mail, entre em contato com a GETI.

    Os alunos que concordarem com os termos de uso do Office 365 terão acesso ao e-mail institucional disponível pela Microsoft (@uniceub.edu.br) e aos demais benefícios oferecidos pela parceria entre o UniCEUB e a Microsoft (saiba mais no Espaço Aluno, no item “Comunicação”).

    Por tratar-se de benefício oferecido pela Microsoft a estudantes, a instituição não faz cópia de segurança e não tem responsabilidade sobre arquivos, e-mails ou qualquer informação salva nos servidores da Microsoft que suportam o Office 365. Além disso, este benefício pode ser suspenso pela Microsoft ou pelo UniCEUB a qualquer tempo, sem qualquer direito à indenização.

  • Computadores particulares +

    É expressamente vetada a inclusão de computadores particulares na rede cabeada administrativa ou acadêmica. Essa medida tem o fim de evitar riscos de contaminação da rede por vírus, possibilidade de invasão aos dados institucionais, distribuição indevida de software, entre outros problemas. Se o fizer, o usuário será responsabilizado por qualquer prejuízo imposto à instituição ou a terceiros.

    Havendo necessidade de acesso à Internet nestes equipamentos, o aluno ou o professor poderá utilizar a rede sem fio – WiFi disponibilizada pela Instituição.

    Medidas de segurança no equipamento, como a instalação e a atualização de antivírus, firewall, anti-spyware, são responsabilidade dos usuários. Em nenhum caso, o UniCEUB responsabiliza-se por qualquer dano e/ou prejuízo que o usuário possa sofrer, ao utilizar o serviço.

    O ingresso no UniCEUB de qualquer equipamento não portátil, como monitores ou desktops, deve ser devidamente registrado por agente patrimonial ou vigilante no momento de entrada no campus.

  • Penalidades e sanções +

    O aluno e o professor são responsáveis por quaisquer atividades e por seus atos no uso dos recursos computacionais oferecidos pela Instituição. Assim, responderão por qualquer ação legal apresentada ao UniCEUB e que os envolva.

    O descumprimento de qualquer um dos itens desta regra sujeita o infrator às penalidades previstas na Lei e no Regimento do UniCEUB, além da suspensão temporária ou permanente de seu acesso às redes e aos sistemas da instituição.

  • Apoio técnico +

    A equipe da Gerência Executiva de Tecnologia da Informação - GETI é responsável pela manutenção desta política e está inteiramente à disposição para sanar dúvidas ou oferecer auxílio técnico, para garantir a sua aplicação. Esta política será revisada e republicada sempre que se fizer necessário.

    Compete à GETI implementar mecanismos que assegurem estas diretrizes, atender às dúvidas dos usuários, fazer a manutenção nos equipamentos da instituição e a instalação de qualquer software, analisando as solicitações conforme as regras citadas, cabendo-lhe encaminhar à Assessoria Jurídica da Instituição situações que suscitem dúvidas.

    Todos os contatos e dúvidas podem ser encaminhados pelo e-mail suporte.ti@uniceub.br ou por telefone 3966-1270/1271.

  • Privacidade +

ARQUIVOS COMPLETOS