ebook Eletrocardiografia do Técnico ao Médico

Eletrocardiografia do Técnico ao Médico

A FACES vai oferecer o curso, ministrado pelo professor Dr. Giulio Cesare Pinnola, a alunos de Medicina, Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia do CEUB e público externo. A Extensão vai acontecer entre os dias 03/10 a 11/10/2022, sendo: 03/10 a 07/10 (segunda a sexta-feira) e 10/10 e 11/10 (segunda e terça-feira), das 19h às 20h.

A carga horária é de 8 horas, e o valor total do curso será de R$500,00 à vista ou parcelado em 2x.

Modalidade: Mista - Online e Presencial

Remoto (pela plataforma Google for Education do CEUB)

O período de inscrição, pré-matrícula e matrícula vai até 28/09/2022, pelo portal institucional e envio de documento por e-mail (assessoria.extensao@uniceub.br), após a realização da inscrição.

Documentos exigidos para pré-matrícula

Para alunos do CEUB:

-Fotocópia dos documentos pessoais (RG e CPF).

Para alunos externos e profissionais da área:

- Fotocópia dos documentos pessoais (RG e CPF);

- Comprovante de Residência;

- Uma foto 3x4;

- Fotocópia do certificado de conclusão do curso ou declaração de matrícula.

E-Book de Eletrocardiografia do Técnico ao Médico

Objetivo do curso

Fornecer uma ideia geral de eletrocardiografia desde o acolhimento do paciente, colocação de eletrodos, configuração do equipamento de eletrocardiografia até a interpretação das manifestações eletrocardiográficas e  doenças cardíacas mais frequentes e importantes, do ponto de vista de risco de morte.

Conteúdos Programáticos

Módulo compreensão e humanização: anatomia mecânica, fisiologia cardíaca, eletrofisiologia cardíaca, o que é o exame de eletrocardiografia e quais os seus objetivos, do que é composto o exame de eletrocardiografia, como se comportar na execução do exame de eletrocardiografia, o que conferir antes de iniciar o exame de ECG, preparação do paciente para a realização do exame.

Módulo Execução e Interpretação: Eletrofisiologia cardíaca e forma das ondas e intervalos eletrocardiográficas, passo a passo na interpretação do ECG, Artefatos e como corrigi-los, Artefatos eletrocardiografiacos II, Artefatos eletrocardiograficos III - inversão de eletrodos, Alterações eletrocardiográficas de Interesse - BAV de primeiro grau, BAV de segundo grau (Mobitz tipo I e Mobitz tipo II); Alterações eletrocardiográficas de Interesse II - BAV de total - Flutter Atrial - Fibrilação Atrial - Taquecardia Ventricular - Fibrilação Ventricular - Extra Sístoles Ventriculares, Alterações Eletrocardiográficas de Interesse III - Isquemia Cardíaca, Alterações Eletrocardiográficas de Interesse IV - Infarto do Miocárdio e Alterações do QT, Demonstração da Execução do exame de ECG.