Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

O curso de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo visa contribuir para a formação de alto nível de profissionais e docentes. Constitui um mecanismo para fortalecer a educação continuada no UniCEUB, atendendo os egressos do curso de graduação da instituição, bem como egressos da região Centro-Oeste do país. O curso se organiza com base na integração entre ensino, pesquisa e extensão e produção científica, na interação com a sociedade e no intercâmbio acadêmico. O Mestrado contribuirá para sedimentar um Programa de Pós-Graduação, consolidando a prática de pesquisa e do ensino de pós-graduação stricto sensu na Instituição.

Objetivos:

1. contribuir para a formação de alto nível de profissionais e docentes da área de Arquitetura e Urbanismo;

2. proporcionar condições para a produção de conhecimento sobre a cidade e sobre a habitação através de pesquisas articuladas ao ensino e à extensão universitária, bem como o intercâmbio acadêmico com outras instituições, seja no país ou no exterior;

3. criar condições para o aprimoramento de profissionais e docentes nas questões relativas à cidade e habitação;

4. criar condições para o aprimoramento técnico-científico nas questões relativas à cidade e habitação e suas correlações com o campo do Direito;

5. desenvolver o conhecimento articulando atividades teóricas, valorizando as habilidades críticas especificas de planejar e projetar inerentes à prática;

6. compreender as complexidades da cidade contemporânea, em que o protagonismo do espaço público e de convivência se correlacionam com os espaços de habitação;

7. compreender as complexidades da habitação contemporânea, em que as questões técnicas, construtivas, de sustentabilidade estejam articuladas com uma visão inovadora sobre o espaço doméstico, sobre os modos de morar e sobre aspectos culturais brasileiros;

8. proporcionar atividades de pesquisa, extensão e docência na abordagem crítica das correlações entre cidade e habitação;

9. habilitar profissionais para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, com foco multidisciplinar.

O profissional egresso deste curso deverá ser habilitado com perfil profissional, capacidade técnica e científica de desenvolver pesquisa, apto a atuar como docente, produzir novos conhecimentos, atuar técnica e profissionalmente nos temas da cidade, da habitação e da produção de espaços urbanos. Espera-se que este profissional seja agente transformador da realidade e que possa atuar de forma crítica e reflexiva sobre questões correlatas ao ambiente urbano e da habitação, para tornar os espaços mais humanos e sustentáveis.

E-Book de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

Carreiras

Cidade, Infraestrutura Urbana, Tecnologia e Projeto

Esta linha de pesquisa define uma instância interdisciplinar de investigação sobre a cidade, considerando o projeto, as infraestruturas urbanas e as tecnologias para tratar do espaço urbano, seus equipamentos e os processos de fazer a cidade.

Teoria, História e Projeto de Habitação

Esta linha de pesquisa tem a habitação como questão central, em função da qual as abordagens teóricas e históricas serão construídas. Assim, esta linha tem como objetivo qualificar a pesquisa, a investigação teórica e as reflexões sobre tal objeto, tendo em vista, também, a possibilidade de poder desenvolver projetos de habitação.

Informações e disciplinas

INFORMAÇÕES SOBRE INVESTIMENTO E DISCIPLINAS

Total de créditos a serem cursados: 27

Crédito: R$ 1.592,06 (cada disciplina possui 03 créditos)

O pagamento é feito em duas primeiras parcelas no valor de 01 crédito e outras 04 parcelas iguais.

O aluno cursa 06 disciplinas (270h – 18 créditos) + 09 créditos para realização da dissertação (135 horas) – total carga horária 405h

01 disciplina R$ 1.592,06 x 03 c. = R$ 4.776,18 (02 parcelas R$ 1.592,06 + 04 R$ 398,015)

02 disciplinas (6 créditos) = R$ 9.552,36 (02 parcelas R$ 1.592,06 + 04 parcelas R$ 1.592,06)

03 disciplinas (9 créditos) = R$ 14.328,54 (02 parcelas R$ 1.592,06 + 04 parcelas R$ 2.786,10)

04 disciplinas (12 créditos) = R$ 19.104,72 (02 parcelas R$ 1.592,06 + 04 parcelas R$ 3.980,15)

05 disciplinas (15 créditos) = R$ 23.880,9 (02 parcelas R$ 1.592,06 + 04 parcelas R$ 5.174,19)

06 disciplinas (18 créditos) = R$ 28.657,08 (02 parcelas R$ 1.592,06 + 04 parcelas R$ 6.368,24)

Dissertação: (9 créditos) = R$ 14.328,54 (02 parcelas R$ 1.592,06 + 04 parcelas R$ 2.786,10)

As parcelas são reajustáveis conforme a lei 9.870/99, podendo ser reajustadas anualmente conforme disposição legal.