Objetivos
O curso de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo visa contribuir para a formação de alto nível de profissionais e docentes. Constitui um mecanismo para fortalecer a educação continuada no UniCEUB, atendendo os egressos do curso de graduação da instituição, bem como egressos da região Centro-Oeste do país. O curso se organiza com base na integração entre ensino, pesquisa e extensão e produção científica, na interação com a sociedade e no intercâmbio acadêmico. O objetivo geral é contribuir para sedimentar um Programa de Pós-Graduação, consolidando a prática de pesquisa e do ensino de pós-graduação stricto sensu na Instituição.
A estrutura acadêmica está organizada para valorizar a questão habitacional em sua abrangência da escala urbana para o enfrentamento das questões sociais, espaciais, culturais e ambientais da cidade contemporânea. No cenário brasileiro cerca de 84% da população vive em cidade, havendo um déficit de moradia da ordem de 7 milhões de unidades. Portanto, as questões da habitação de interesse social são mais graves e exigem de toda sociedade - inclusive do campo acadêmico - reflexões, ações e respostas prementes, o que define um desafio para o campo profissional do arquiteto e urbanista a enfrentar e solucionar: projetar a habitação, qualificar o espaço urbano e projetar as cidades.
Nos últimos 10 anos, a população da região do Distrito Federal foi a que apresentou maior taxa de crescimento populacional ou urbano do país, atingindo cerca de 24%.
Isto ratifica as especificidades em tratar a cidade e a habitação como questões articuladas e fundamentais deste Mestrado. O Programa é referência na qualificação profissional em nível de Pós-Graduação, e efetivamente contribui com os enormes potenciais e as crescentes demandas da Região Centro-Oeste, considerando a abrangência e o alcance de sua localização geográfica em Brasília. O curso teve a matrícula de discentes procedentes além do Distrito Federal, de Minas Gerais, que se aperfeiçoaram obtiveram o título de mestre e retornaram para suas universidades e trabalhos em suas cidades.
Objetivos específicos:
1. contribuir para a formação de alto nível de profissionais e docentes da área de Arquitetura e Urbanismo;
2. proporcionar condições para a produção de conhecimento sobre a cidade e sobre a habitação por meio de pesquisas articuladas ao ensino e à extensão universitária, bem como o intercâmbio acadêmico com outras instituições, seja no país ou no exterior;
3. criar condições para o aprimoramento de profissionais e docentes nas questões relativas à cidade e habitação;
4. criar condições para o aprimoramento técnico-científico nas questões relativas à cidade e habitação e suas correlações com o campo da arquitetura;
5. desenvolver o conhecimento articulando atividades teóricas, valorizando as habilidades críticas especificas de planejar e projetar inerentes à prática;
6. compreender as complexidades da cidade contemporânea, em que o protagonismo do espaço público e de convivência se correlacionam com os espaços de habitação;
7. compreender as complexidades da habitação contemporânea, em que as questões técnicas, construtivas, de sustentabilidade estejam articuladas com uma visão inovadora sobre o espaço doméstico, sobre os modos de morar e sobre aspectos culturais brasileiros;
8. proporcionar atividades de pesquisa, extensão e docência na abordagem crítica das correlações entre cidade e habitação;
9. habilitar profissionais para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, com foco multidisciplinar;
10. habilitar estudantes de ensino médio, da graduação e da pós-graduação a trabalharem em parceria nas pesquisas, envolvendo professores de várias áreas de conhecimento como a arquitetura, a engenharia, a educação, a sociologia;
11. manter e aperfeiçoar critérios rigorosos de seleção de candidatos ao Mestrado que levem em consideração as propostas metodológicas, as atividades de ensino e pesquisa que caracterizam a identidade do programa;
12. manter quadro de docentes com excelência;
13. expandir a produção acadêmica de excelência no âmbito nacional e internacional;
14. estimular os estudantes a continuar seus estudos no nível de doutorado;
15. fortalecer intercâmbios nacionais e internacionais;
16. Qualificar o ensino de graduação.
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