ebook Formação de Técnicos em Polissonografia

Formação de Técnicos em Polissonografia

A FACES vai oferecer o curso, ministrado pelo professor Dr. Giulio Cesare Pinnola, para graduandos de Biomedicina, Fisioterapia e Enfermagem do CEUB e público externo.

A Extensão será entre os dias 01/10 a 10/12/2022, de segunda a sábado, das 18h às 19h, somando uma carga horária total de 54 horas. O período de inscrição, pré-matrícula e matrícula vai até 28/09/2022, pelo portal institucional e envio de documento por e-mail (assessoria.extensao@uniceub.br), após a realização da inscrição.

Modalidade: Remoto (pela plataforma Google for Education do CEUB).

Valor total do curso: R$1.500 à vista ou parcelado em 2x.

Documentos exigidos para pré-matrícula

Para alunos do CEUB:

-Fotocópia dos documentos pessoais (RG e CPF).

Para alunos externos e profissionais da área:

- Fotocópia dos documentos pessoais (RG e CPF);

- Comprovante de Residência;

- Uma foto 3x4;

- Fotocópia do certificado de conclusão do curso ou declaração de matrícula.

E-Book de Formação de Técnicos em Polissonografia

Objetivo do curso

Preparar, conduzir e analisar um exame de polissonografia, assim como gerir uma clínica de sono.

Conteúdos Programáticos

Módulo Básico: Fisiologia do Sono normal; O que é e para que serve o exame de Polissonografia; Quais os tipos de Polissonografia; Do que é composto o polissonógrafo; Como organizar e higienizar os eletrodos e sensores do polissonógrafo; Código de ética dos técnicos em Polissonografia; e Quais orientações o técnico deve fornecer aos pacientes.

Módulo Intermediário: Artefatos polissonográficos; Filtros e sensibilidade (configuração do equipamento); Estagiamento do sono; Como evidenciar e marcar eventos respiratórios; Eventos cardíacos na Polissonografia de interesse; Ressuscitação cardiovascular (protocolo); Crises convulsivas (como conduzir); Desordem Comportamental do Sono REM (o que é e como conduzir) e Sonambulismo (o que é e como se comportar como técnico do sono).

Módulo Avançado: Montagem do Eletroencefalograma completa (sistema 10-20); Adaptação ao CPAP; Resolução de problemas que ocorrem na adaptação ao CPAP; Como evidenciar e marcar eventos respiratórios na criança; Titulação do CPAP no adulto; Titulação do CPAP na criança; Titulação do BiPAP no modo espontâneo no adulto; Diferença entre Autoset e titulação manual do CPAP; Aspectos éticos e legais na atuação dos profissionais no laboratório do sono.